10 de agosto de 2015

Quais os materiais necessários para iniciar-se no mundo do scrapbook?



Olá menias (os)

O scrapbook está cada vez mais conhecido em todo o mundo, mas para quem quer começar a praticar este hobby, encontra algumas dúvidas.
Hoje mostro-vos, na minha opinião, alguns dos materiais que julgo serem necessários para quem quer iniciar e para que servem.

Os Materiais

O scrapbook, para além de ser um passatempo caro, hoje tem um mercado muito amplo de materiais. Mas não é necessário adquirir tudo de uma só vez,
Convém terem noção do básico para se aventurarem e algo mais trabalhoso, até porque existem técnicas que requerem um pouco mais de conhecimento

Então o que é necessário de básico para começar:


Base de Corte 

A base de corte é fundamental para cortar o papel nos tamanhos desejados. Existem diversos tamanhos, o A4, A3 e A2.
Contudo a base de tamanho A4 não é muito utilizada no scrap, porque acaba por ser muito pequena, dificultando um pouco.
A mais utilizada é a base A3, tem tamanho 300 x 450 mm e é ideal para quem não tem muito espaço para o trabalho, para finalizar, a base A2 é a maior, tem 600 x 430 mm e é muito usada em pathwork também (É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento.). Mas é muito


prática e útil, porque faz cortes precisos, pois ela é toda quadriculada em centímetros para facilitar a medição.



X-ato


O X-ato pode ser qualquer um, desde que tenha um corte preciso, e seja confortável para o manuseamento.
Existe também conjuntos de precisão, com várias “facas” diferentes. Este proporciona vários tipos de cortes, permite até “desenhar” recortando bordas bem elaboradas, com curvas (como flores, borboletas).


Mas para o começo, convém utilizar o mais simples, e com o tempo, pode adquirir um X-ato mais elaborado ou mesmo um kit de precisão.

Régua Metálica

Para apoiar o corte com o X-ato, é fundamental uma régua metálica boa. Porque se usarem uma régua plástica, com o tempo o fio do X-ato vai “comendo” o plástico e os cortes no papel vão ficar tortos.



Mas atenção, o material da régua deve ser de aço e não alumínio, porque o alumínio, assim como o plástico, também lasca com o passar da lâmina do X-ato, além disso convém que a régua meça pelos menos 30cm ou mais, para facilitar o trabalho.



Cola

Aqui, coloco uma grande observação a respeito da cola: Tem que ser acid free – livre de ácido, porque permite que o trabalho seja duradouro e de qualidade, não tem como remediar com qualquer cola.
Digo isso, porque o ácido corrói as fotos e com o passar dos anos dá uma aspeto amarelado e feio nas fotos. A cola própria para scrap é um pouco mais cara do que as colas comuns, mas vale o investimento.

Chamo a atenção, que basta passar uma fina camada de cola nos trabalhos, para evitar berrões, isto porque a cola adere bem ao papel, além disso, a cola de scrap seca rápido e não permite que se faça muitos movimentos no papel.

Fitas Dupla Face

 As fitas dupla face são encontradas em dois tipos: A dupla face normal e a dupla face espumada. A dupla face simples ou normal, é utilizada para colar detalhes mais finos, como fitas, tiras de papel, fotos, entre outros. Já com a dupla face espumada ou fita banana, é possível dar relevo a detalhes do projeto de scrap, dando ao trabalho um efeito de 3D.



Fita dupla face simples

Fita dupla face espumada

Mas devo advertir que a fita dupla face espumada deve ser cortada, preferencialmente, com o X-ato, isto porque a tesoura fica, com o passar do tempo, cheia de cola e deixa de servir para trabalhos com papel.


Tesoura

A tesoura escolhida para o scrap, deve ser de tamanho médio e deve ser de ponta, para proporcionar cortes precisos em detalhes pequenos.


Há tesouras específicas para scrap, excelentes por sinal, a diferença, é claro, é o preço, Esta tesoura é do Tim Holtz, que vem num tamanho bom, anatómica e confortável, com a ponta fina e precisa. É encontrada com lâmina em metal, e também em teflon, que a torna anti-aderente.
Na hora de comprar, procure ponderar, se o uso for bastante e acha que realmente vale a pena, indico com certeza, com uma boa, mas se acha que vai fazer poucos trabalhos ou não está a pensar fazer muita coisa a nível de scrap, uma tesoura com as qualificações mencionadas antes, já é o suficiente para trabalhar tranquilamente.

Papéis e cartolinas

Ah, agora chegou à parte que a maioria das meninas adora! Escolher os papéis é maravilhoso, mas na hora de escolher, temos de pensar bem para que tipo de trabalho vai servir, convém ter noção das cores e padrões, para que não fique um trabalho muito fora do contexto, por isso é sempre bom fazer combinações, com lisos e riscas ou mesmo bolinhas, mas vai do gosto pessoal de cada pessoa.



Furadores

É uma ferramenta que eu considero essencial, porque com apenas um furador, podemos fazer detalhes em vários projetos diferentes, o furador tem também outra vantagem, permite-nos aproveitar muito papel, porque podemos utiliza as sobras de papel em formas para futuros projetos, sem nunca desperdiçar nada!




Tintas e carimbos

Permite-nos personalizar muito mais o trabalho, desde carimbar diretamente no trabalho, com a infinita escolha que existe, como também pode dar um acabamento ao trabalho fazendo distress, que não é nada mais do que fazer sombreados nas bordas dos papéis, dando um toque especial no papel.





Existem diversas marcas de tinta como a Stazón, Distress e Color Box, como tantas outras.

 Acessórios

O acessório na minha opinião é uma das ferramentas mais essenciais porque é com os acessórios que o trabalho permite ficar mais bonito e acabado, existem também, uma infinita escolha e o melhor é que se encontra em muitos sítios, desde as lojas próprias, como em papelarias ou mesmo nas lojas do chinês, por isso, investem que vai valer a pena.


E esta é a lista de materiais que eu considero importantes para iniciar o trabalho do Scrapbook. 

Para quem agora começou e não sabe onde procurar, indico algumas lojas virtuais:


Espero que tenham gostado…e ah bom divertimento!

6 comentários:

  1. Informação muito útil para as iniciantes neste mundo viciante :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Rita...olha também já dei uma vista de olhos no teu blog http://art-e-mimosscrap.blogspot.pt/ e gostei muito! Beijinhos

      Eliminar
  2. Muito útil sem dúvida! Parabéns pelo blogue! Estou a preparar o meu!... O meu "bicho " parece que vai ser enorme, pois o período de gestação já é superior ao de um elefante!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Joana! Espero em breve ter noticias tuas...e não importa o tamanho do blog...se for algo que desejas e queres muito vai em frente :)! Beijinhos

      Eliminar
  3. Muito útil para quem se está a iniciar :-)

    Parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Sofia, fico feliz por saber que gostaste...espero que voltes :)

      Eliminar