Scrapbook

scrapbook é a técnica de personalizar álbuns de fotografias ou agendas com recortes de fotos, convites, papel e caixinhas com decorações personalizadas. É um passatempo de decorar, um hobby que possui muitos adeptos. Só nos E.U.A. se estima que existem mais de 25 milhões de entusiastas.
O scrapbook, hoje em dia, também serve para personalizar aniversários, e o termo utilizando é Scrap Festa.
Uma das primeiras aparições públicas que se por conhece por scrapbook consta de 1999 quando o escritor William Granger publicou a história da Inglaterra. Neste, ele incluiu desenhos, textos e algumas páginas em branco, onde o próprio leitor podiam criar seus próprios comentários e ilustrações. Também, um do mais conhecidos exemplos foi de que o presidente guardou e reuniu recortes de jornais e revistas durante o período que durou seu mandato na Casa Branca (1801-1809). Muitas pessoas se tornaram adeptos desse estilo, e neste mesmo período, começaram a criar scrapbooks mais elaborados. .
Inicialmente o material à disposição para este trabalho era muito rústico, especialmente o papel e os adesivos, considerados muito ácidos - o que pode lesar as fotos, desprender os objetos colados no álbum, deixar as páginas amareladas em pouco tempo.
Os anos se passaram e atualmente as técnicas de Scrapbook praticamente se tornaram uma arte. Se antes os materiais eram extremamente rústicos, com muitos recortes de jornais e fotografias antigas (daquela época), atualmente a modernidade conseguiu tornar a scrapbook em artes, conjunto de obras e verdadeiros trabalhos de design. Hoje são oferecidas ferramentas práticas para criação de scrap. O mais comuns são os furadores para scrapbook, utilizados para recortar formas moldadas, como recortes que ilustram figuras diversas e também papeis especiais.
Mas existe uma diversidade de material...é um mundo "encantado"...

(*) Texto com excertos da Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário